Seja bem-vindo(a) ao blog Etiopatogênese!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Papanicolau

            Foi criado pelo Dr. George Papanicolau em 1940. É o exame que previne o câncer de colo uterino. É realizado na posição litotômica e consiste na coleta de material do colo uterico (endocérvice e fundo de saco de Douglas) que é depositado em lâminas para que a análise laboratorial possa ser efetuada. O Teste de Schiller e com iodo também auxiliam na detecção de aréas alteradas.
          Realizar pelo menos, uma semana antes da menstruação. Evitando-se rusa duchas vaginais, colocação de cremes vaginais e relações sexuais três dias antes do exame. Deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexualmente ativa ou não,(inclusive gestantes) pelo menos uma vez ao ano. Se o resultado do exame for negativo por trêsI anos seguidos, a mulher pode fazê-lo de 3 em 3 anos.

Fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de colo de útero: 
     
            Início precoce da atividade sexual, número elevado de parceiros sexuais, multiparidade (ter tido vários filhos), antecedentes de doença sexualmente transmissível e falta de higiene pessoal.

Material Utilizado:
  • Espéculo vaginal;
  • Luva de procedimento;
  • Escova endocervical;
  • Lâmina.
           A realização do exame pelo enfermeiro contribue significativamente para a detecção precoce  de neoplasias  ou alterações  e até mesmo de DSTs durante o exame físico e é de relevante significância, uma vez que as neoplasias constituem uma importante causa de morbidade e mortalidade no Ceará.

Fonte: http://www.orientacoesmedicas.com.br/oqueepapanicolau.asp
Postado por: Emanuelly 

Nenhum comentário:

Postar um comentário