Foi criado pelo Dr. George Papanicolau em 1940. É o exame que previne o câncer de colo uterino. É realizado na posição litotômica e consiste na coleta de material do colo uterico (endocérvice e fundo de saco de Douglas) que é depositado em lâminas para que a análise laboratorial possa ser efetuada. O Teste de Schiller e com iodo também auxiliam na detecção de aréas alteradas.
Realizar pelo menos, uma semana antes da menstruação. Evitando-se rusa duchas vaginais, colocação de cremes vaginais e relações sexuais três dias antes do exame. Deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexualmente ativa ou não,(inclusive gestantes) pelo menos uma vez ao ano. Se o resultado do exame for negativo por trêsI anos seguidos, a mulher pode fazê-lo de 3 em 3 anos.
Fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de colo de útero:
Início precoce da atividade sexual, número elevado de parceiros sexuais, multiparidade (ter tido vários filhos), antecedentes de doença sexualmente transmissível e falta de higiene pessoal.
Material Utilizado:
- Espéculo vaginal;
- Luva de procedimento;
- Escova endocervical;
- Lâmina.
A realização do exame pelo enfermeiro contribue significativamente para a detecção precoce de neoplasias ou alterações e até mesmo de DSTs durante o exame físico e é de relevante significância, uma vez que as neoplasias constituem uma importante causa de morbidade e mortalidade no Ceará.
Fonte: http://www.orientacoesmedicas.com.br/oqueepapanicolau.asp
Postado por: Emanuelly
Nenhum comentário:
Postar um comentário