Seja bem-vindo(a) ao blog Etiopatogênese!

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Aterosclerose

              É uma doença inflamatória crônica na qual ocorre a formação de ateromas dentro dos vasos sanguíneos. Os ateromas são placas, compostas especialmente por lípidos e tecido fibroso, que se formam na parede dos vasos. Levam progressivamente à diminuição do diâmetro do vaso, podendo chegar a obstrução total do mesmo. A aterosclerose em geral é fatal quando afecta as artérias do coração, causando enfarto do miocárdio por redução ou mesmo extinção do suprimento sanguíneo que contem o oxigênio necessário para o funcionamento normal de todos os órgãos. O primeiro sintoma pode ser dor ou câimbras nos momentos em que o fluxo sangüíneo é insuficiente para satisfazer à demanda de oxigênio do corpo. Por exemplo, durante a prática de exercícios, a pessoa sente dor torácica (angina) em decorrência da falta de oxigênio ao coração ou, ao caminhar, sente câimbras nas pernas (claudicação intermitente) decorrente da falta de oxigenação nas pernas.






Com a evolução do processo ateromatoso ocorrem diversos eventos:


1) vindos da adventícia nascem vasos que fazem intensa vascularização da média e da íntima;
2) aumenta a deposição de cálcio e de células necróticas;
3) surgem ruturas, fissuras e hemorragias da placa;
4) a placa pode ulcerar e/ou se desprender;
5) a exposição da subíntima ulcerada gera a deposição de plaquetas, coagulação sanguínea, trombose e eventual oclusão do vaso, etc.

Principais fatores de risco:


1)Hipertensão
2)Falta de atividade física e obesidade
3)Diabetes Melito
4)Hiperlipidemia
5)Tabagismo


COMO PREVENIR?


          Manter um peso saudável, ser fisicamente ativo e ter uma dieta rica em gordura insaturada e com baixo teor de colesterol. Além disso, deve-se ter sempre o controle da glicose sanguínea praticar atividades físicas e ter hábitos alimentares saúdaveis. Evite exposição aos fatores de risco.



SAIA DO SEDENTARISMO.






          http://wikpedia.org/


Postado por: Emanuelly

Nenhum comentário:

Postar um comentário