Seja bem-vindo(a) ao blog Etiopatogênese!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Úlcera



  • Estima-se que uma média de 7,4% da população brasileira seja portadora de diabetes mellitus.

        Uma das principais complicações do diabetes é o efeito debilitante nas extremidades, principalmente nos pés, sendo que pelo menos 17% de todos os pacientes com diabetes provavelmente poderão desenvolver úlceras nos pés. Estas úlceras freqüentemente infectam e se não tratadas a tempo podem evoluir para amputação.
 Diabetes -A síntese do colágeno está diminuída na deficiência de insulina; devido à microangiopatia cutânea, há uma piora na oxigenação; a infecção das feridas é preocupante nessas paciente,podendo levar a necrose se não tratadas adequadamente.

Principais características de pé diabético:






  • Perda de sensibilidade: O diabetes pode afetar os nervos periféricos das pernas e pés, levando a perda da sensibilidade térmica, táctil e de dor, ou seja, a uma neuropatia.



  • Incompetência venosa: Ocorre uma diminuição do fluxo sangüíneo para os membros inferiores que podem evoluir para o aparecimento de úlceras arteriais. Em caso de fumantes, o risco é multiplicado.



  • Maior risco de infecções: A falta de circulação sangüínea, impede o combate a microorganismos que ao penetrarem em pequenas lesões em membros inferiores evoluem mais facilmente para infecções.
      
      Gangrena é uma necrose isquêmica (falta de suprimento saguineo, e consequente falta
de oxigênio) das extremidades (braço, mão, perna, pé), e seguida de invasão bacteriana e putrefação. Clostridium perfringens é a especie mais comumente envolvida na gangrena, mais outros clostrídios e várias outras bacterias também podem crescer nos ferimentos.

G. diabética - úmida associada a diabetes.


Prevenção: Limpeza imediata dos ferimentos graves e tratamento preventivo com antibióticos são as etapas mais eficazes na prevenção da gangrena gasosa. A penicilina é efetiva contra C. perfringens.

Fonte: http://www.angelfire.com/


Postado por: Emanuelly

Nenhum comentário:

Postar um comentário