Seja bem-vindo(a) ao blog Etiopatogênese!

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Causas de Lesões Celulares

    As causas de lesões celulares variam da grande violência física externa de um acidente de automóvel à causas endógenas, tais como, mutações genéticas sutis causando ausência de uma enzima vital que altera a função metabólica normal. A maioria dos estímulos nocivos podem ser agrupados nas seguintes categorias:


Ausência de Oxigênio (Hipóxia): A hipóxia ou deficiência de oxigênio, interfere na respiração aeróbica oxidativa e é uma causa comum e extremamente importante de lesão e morte celular.Ela deve ser diferenciada da isquemia, que é a perda do suprimento sangüineo devido à obstrução do fluxo arterial ou redução da drenagem venosa de um tecido. Enquanto a isquemia é a causa mais comum de hipoxia, a deficiência de oxigênio pode resultar também da oxigenação inadequada do sangue, como a pneumonia ou redução da capacidade do sangue em carrear oxigênio, como na anemia ou no envenenamento por monóxido de carbono(CO).


 Agentes Físicos: Agentes físicos capazes de causar lesão celular incluem o trauma mecânico, os extremos de temperatura, a radiação, o choque elétrico e as alterações bruscas na pressão atmosférica e temperaturas extremas.



Agentes Químicos e Drogas: A quantidade de produtos químicos que produzem lesão celular é capaz de produzir uma lista interminável. Quantidades mínimas de agentes conhecidos como venenos, tais como o arsênio, o cianeto ou os sais de mercúrio, podem destruir um grande número de células em poucos minutos ou horas e causar a morte. Outras substâncias, entretanto, nos acompanham diariamente, como: poluentes do meio ambiente, inseticidas e herbicidas; ameaças indurtriais e ocupacionais, tais como, o monócito de carbono (CO) e os asbestos; os estímulos sociais, como o álccol e narcróticos e a sempre crescente variedade de drogas terapêuticas.






Agentes Infecciosos: Esses agentes variam de vírus submicroscópicos a grandes solitárias. Entre eles estão riquétsias, bactérias, fungos e formas mais desenvolvidas de parasitas.



Reações Imunológicas: Apesar do sistema imunológico desempenhar uma função essencial na defesa contra agentes infecciosos, as reações imunológicas podem, de fato, causar lesão celular. A reação anafilática a uma proteína estranha ou a uma droga é um exemplo importante, e as reações aos auto-antígenos são responsáveis por várias doenças auto-imunes.




Distúrbios Genéticos: Distúrbios genéticos como causa de lesão celular são de grande interesse para os cientistas e médicos atualmente. a lesão genética resulta em um defeito tão grave como uma malformação congênita associada com a´Síndrome de Down, causada por uma anormalidade cromossômica, ou tão sutil a ponto de reduzir a vida dos eritrócitos devido a substituição de um único aminoácido na hemoglobina S, na anemia falciforme. Os vários erros inatos do metabolismo decorrentes de anormalidades enzimáticas, geralmente a falta de uma enzima, são excelentes exemplos de dano celular causado por uma alteração em nível de DNA. As variações na composição genética também podem influenciar a suscetibilidade das células a lesões por substâncias químicas e outros atques ambientais.

Desequilíbrios Nutricionais: Os desequilíbrios nutricionais continuam a ser a principal causa de lesão celular. Deficiências protéico- calóricas causam um número impressionante de mortes, especialmente na população de baixo poder aquisitivo. Deficiências de vitaminas específicas são encontradas em todo o mundo. probolemas nutricionais podem ser causados pela própria pessoa, como no caso da anorexia nervosa ou da desnutrição auto-induzida. Ironicamente, excessos nutricionais também se tornaram causas importantes de lesão celular. O excesso de lipídios predispõe à aterosclerose; e a obesidade é a manifestação da saturação de algumas células do corpo com gordura. A aterosclerose é virtualmente endêmica no Estados Unidos e a obesidade está disseminada. Além dos problemas da desnustrição e o excesso de alimentos, a composição das doetas é uma importante contribuição para várias doenças. Doenças metabólicas como o diabetes também causam lesão celular grave.


Mecanismos das Lesões Celulares
     Os mecanismos bioquímicos responsáveis pela lesão celular são compelxos. Entretanto, existem vários princípios que são relevantes na maioria das lesões celulares:


  • A resposta celular a estímulos nocivos depende do tipo da lesão, sua duração e sua gravidade. Assim, pequenas doses de uma toxina química ou breves períodos de isquemia podem causar lesão reversível, enquanto grandes doses da mesma toxina ou uma isquemia mais prolongada pode resultar em morte celular instantânea ou em uma lesão lenta, irreversível, que levará inexoravelmente à morte celular.

  • As conseqüências da lesão celular dependem do tipo, estado e grau de adaptação da célula danificada. O estado nutricional e hormonal da célula e suas necessidades metabólicas são importantes na resposta às lesões.
   
Postado por: Paula

Um comentário: