Seja bem-vindo(a) ao blog Etiopatogênese!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

TABAGISMO

Fumantes Crônicos

         Fumar causa metaplasia do tecido epitelial pseudo-estratificado ciliado da traquéia e dos brônquios , tarnsformando-se em pavimentoso pela ação dos elementos que compõem o cigarro , alterando a função dos órgãos, diminuindo a produção de muco que aglutinam partículas estranhas e a eliminação das mesmas pelos cilios. A nicotina aumenta os riscos de Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas (DPOS), proporciona o estímulo ganglionar, aumentando a PA, a FC, o peristaltismo e secreções .  Em doses elevadas diminui a PA(boqueio ganglionar), atividade gastrointestinal e da bexiga cessam.
        
Enfisema pulmonar :


  • Destruição de grandes áreas das paredes alveolares;


  • Reduçãoda aeração do sangue;


  • Hipoxia hipóxica ( aumento de CO2 no sangue e líquidos corporais);


  • Hipertensão pulmonar;


  • Sobrecarga do lado esquerdo do coração.



Câncer de Pulmão: 87% das mortes por câncer de pulmão ocorrem entre os fumantes.
Doenças Cardíacas: os fumantes correm um risco 70% maior de apresentar doenças cardíacas
Câncer de Mama: as mulheres que fumam 40 ou mais cigarros por dia têm uma probabilidade 74% maior de morrer de câncer de mama.
Complicações da Diabetes: os diabéticos que fumam ou que mascam tabaco correm maior risco de ter graves complicações renais e apresentam retinopatia (distúrbios da retina) de evoluções mais rápidas.
Câncer de Cólon: dois estudos com mais de 150.000 pessoas mostram uma relação clara entre o fumo e o câncer de cólon.
Asma: a fumaça pode piorar a asma em crianças.
Predisposição ao Fumo: as filhas de mulheres que fumavam durante a gravidez têm quatro vezes mais probabilidades de fumar também.
Leucemia: suspeita-se que o fumo cause leucemia mielóide.
Contusões em Atividades Físicas: segundo um estudo do Exército dos Estados Unidos, os fumantes têm mais probabilidades de sofrerem contusões em atividades físicas.
Memória: doses altas de nicotina podem reduzir a destreza mental em tarefas complexas.
Depressão: psiquiatras estão investigando evidências de que há uma relação entre o fumo e a depressão profunda, além da esquizofrenia.
Suicídio: um estudo feito entre enfermeiras mostrou que a probabilidade de cometer suicídio era duas vezes maior entre as enfermeiras que fumavam.
Outros perigos a acrescentar à lista: câncer da boca, laringe, gargantas, esôfago, pâncreas, estômago, intestino delgado, bexiga, rins e colo do útero, derrame cerebral, ataque cardíaco, doenças pulmonares crônicas, distúrbios circulares, úlceras pépticas, diabetes, infertilidade, bebês abaixo do peso, osteoporose e infecções dos ouvidos. Pode-se acrescentar ainda o perigo de incêndios, já que o fumo é a principal causa de incêndios em residências, hotéis e hospitais.

Tabagismo na Gravidez


  • Os bebês de mulheres fumantes têm maiores dificuldades em processar sons, baixo peso (menos de 2 Kg), causando morte neonatal;


  • Dependência química no bebê;


  • Indução  a constrição dos vasos sanguíneos do útero, diminuindo o suprimento de O2 e nutrientes para o embrião ou feto, prejudicando seu desenvolvimento mental.
             Além dos danos a própria saúde, o fumante coloca a vida dos demais em risco. O cigarro deixa no ar uma nicotina residual, que dura meses em paredes, móveis e utensílios. Um perigo para as crianças que brincam no chão e têm mais risco de entrar em contato com esses resíduos.
             O ácido nitroso, que está no ar vindo, por exemplo, da queima de gás de cozinha, de aquecedores, ou do escapamento de carros e caminhões, quando entra em contato com a nicotina gera um tipo de nitrosamina, um composto químico que provoca câncer.
              Fumar do lado de fora ou num quarto ventilado não faz muita diferença, a nicotina se prende à roupa e à pele do fumante. Portanto, aquele que absorve essa substância química sem perceber, é, sem saber, um fumante de terceiro grau.

Apague esta ideia.
LOPES, S.G.B.C, BIO-vol.1-1ªed.-SP: Saraiva,2002.
HOWLAND,R.D e MYCEK, M.J- Farmacologia Ilustrada, 3ªed.-Porto alegre:Artmed,2007.


Postado por: Emanuelly

    Um comentário: