Seja bem-vindo(a) ao blog Etiopatogênese!

sábado, 20 de março de 2010

CÂNCER DO COLO DO ÚTERO

          

           É causado pelo papiloma vírus humano ou HPV que na pele e nas mucosas genitais como vulva, vagina, colo do útero e pênis . Existem mais de 30 tipos do vírus.Os tipos 16 e 18 causam 70% dos casos de câncer do colo do útero,40 a 50% dos casos de câncer da vulva,705 dos casos de câncer vaginal.Os tipos 6 e 11 causam 90% dos casos de verrugas nos órgãos genitais.

           È a segunda maior causa de morte por câncer em mulheres em todo o mundo, 8 em 10 mulheres irão contrair o HPV durante a vida, especialmente durante a adolescência. O contágio dá-se por qualquer tipo de contato genital, não é necessário a relaçõa sexual. Pode fetar homens e mulheres e geralmente não apresenta sinais e sintomas.Após o contágio o HPV pode desaparecer por si só ou evoluir para formas cancerosas.
  • Responsável por 3 em 4 infecções em mulheres de 15 a 25 anos;
  • Muitos contraem o vírus nos 2 a 3 primeiros anos de vida;
  • Metade das mulheres desenvolvem o câncer do colo do útero.
                                           
COMO PREVENIR?

          Faça o exame do papanicolau ou colposcopia para detectar células anormais no revestimento do colo útero,antes de que elas se transformem em lesões pré-cancerosas ou câncer. O diagnóstico final é feito através de biópsia da área suspeita.

Forma microscópica, que aparece no pênis, vagina e colo de útero:





POSTADO POR: Nayara

         
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário