Seja bem-vindo(a) ao blog Etiopatogênese!

sábado, 13 de março de 2010

Herpes labial

         É uma infecção causada pelo Herpes simplex vírus( HSV-1). O contato ocorre geralmente na infância, mas muitas vezes a doença não se manifesta nesta época. O vírus atravessa a pele e, percorrendo um nervo, se instala no organismo de forma latente, até que venha a ser reativado. Pode ser contagiosa (pela saliva)quando os sintomas estão presentes.

         A reativação do vírus pode ocorrer devido a diversos fatores desencadeantes, tais como: exposição à luz solar intensa, fadiga física e mental, estresse emocional, febre ou outras infecções que diminuam a resistência orgânica. Algumas pessoas tem maior possibilidade de apresentar os sintomas do herpes. Outras, mesmo em contato com o vírus, nunca apresentam a doença, pois sua imunidade não permite o seu desenvolvimento. A primeira deflagração de feridas em duas semanas após a contaminação pelo vírus. Essas feridas geralmente saram dentro de 2 a 4 semanas.



Manifestações clínicas

         As localizações mais frequentes são os lábios e a região genital (vírus HSV-2), mas o herpes pode aparecer em qualquer lugar da pele. Uma vez reativado, o herpes se apresenta da seguinte forma:

Inicialmente pode haver coceira,ardência queimação e formigamento, no local onde surgirão as lesões;

• A seguir, formam-se pequenas bolhas agrupadas como num buquê sobre área avermelhada e inchada;

• As bolhas rompem-se liberando líquido rico em vírus e formando uma ferida. É a fase de maior perigo de transmissão da doença;

• A ferida começa a secar formando uma crosta que dará início à cicatrização;

• A duração da doença é de cerca de 5 a 10 dias.Podem ser engatilhadas por estresse, relação sexual, cafeína, álcool, doenças e menstruação.


Tratamento

O tratamento deve ser iniciado tão logo comecem os primeiros sintomas, assim o surto deverá ser de menor intensidade e duração;

• Evite furar as vesículas;

• Evite beijar ou falar muito próximo de outras pessoas, principalmente de crianças se a localização for labial;

• Evite relações sexuais se for de localização genital;

• Lave sempre bem as mãos após manipular as feridas pois a virose pode ser transmitida para outros locais de seu próprio corpo, especialmente as mucosas oculares, bucal e genital.


REFERÊNCIAS:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/
http://www.dermatologia.net/
http://www.copacabanarunners.net/


POSTADO POR: Emanuelly

Nenhum comentário:

Postar um comentário