Seja bem-vindo(a) ao blog Etiopatogênese!

sábado, 20 de março de 2010

Pai da PATOLOGIA

Rudolf Ludwig Karl Virchow

(nascido em 13 de outubro de 1821, Schivelbein, Pomerânia, hoje Polônia - falecido em 5 de setembro de 1902, Berlim, Império Alemão)  ,foi um médico e político alemão.
      É considerado o pai da patologia moderna e da medicina social, além de antropólogo e político liberal (Partido Progressista Alemão e Partido Livre-Pensador Alemão).
             Filho do açougueiro Carl Virchow e de Johanna Hesse Virchow, graduou-se em 1843 em medicina em Berlim, pela Academia Militar da Prússia. Tornou-se professor em 1847. Por participação ativa na Revolução de Março (1848-1849), mudou-se para Würzburg, onde trabalhou como anatomista. Casou em 1850 com Rose Mayer, com quem teve 3 filhos e 3 filhas. Em 1856 retornou a Berlim, para assumir a cátedra de anatomia patológica da Universidade de Berlim.
             Durante a Guerra Franco-Prussiana, liderou pessoalmente o primeiro hospital móvel para atender os soldados no front. Também envolveu-se em atividades sociais, como saneamento básico, arquitetura de construção hospitalar, melhoramento de técnicas de inspeção de carne e higiene escolar.
            Foi ele quem elucidou o mecanismo do tromboembolismo, cujos fatores são conhecidos até hoje como tríade de Virchow. Foi o primeiro a publicar um trabalho científico sobre leucemia, pelo qual todas as formas de lesão orgânica começam com alterações moleculares ou estruturais das células.
            Em 1858, ele estabeleceu o conceito da Teoria Celular, pelo qual todas as formas de lesão orgânica começam com alterações moleculares ou estruturais das células. Em 1874, Dr. Virchow padronizou a técnica de necrópsia, cuja base é utilizada até os dias atuais. Ele fundou as disciplinas de patologia celular, patologia comparativa e antropologia
            Foi membro ativo na vida política do II Reich alemão, como ferrenho opositor ao Chanceler Otto von Bismarck.

Artigos e livros:

• Mittelheilungen über die Typhus-Epidemie, 1848

• Die Cellularpathologie, 1858

• Handbuch der speciellen Pathologie und Therapie, 1854-1862

• Vorlesungen über Pathologie, 1862-1872

• Die krankhaften Geschwülste, 1863-1867


POSTADO POR: Emanuely

Nenhum comentário:

Postar um comentário