Seja bem-vindo(a) ao blog Etiopatogênese!

quinta-feira, 11 de março de 2010

DENGUE

      Dengue é uma arbovirose transmitida por mosquitos do gênero AEDES, especialmente pelo Aedes aegypti. Existem quatro tipos distintos de vírus dengue, denominados vírus dengue tipos 1,2,3,4 ou simplesmente Denv-1, Denv-2, Denv-3 e Denv-4.
        A cada ano estima-se que ocorram  entre 50 e 100 milhões de novas infecções pelo vírus dengue , além de cerca 500 mil casos de febre hemorrágica da Dengue (FHD), registrados em todo o mundo. No Brasil, sucessivas epidemias de dengue vêm  ocorrendo desde 1986, causando  mais de cinco milhões de casos de dengue e cerca de seis mil casos de FHD.
  
Infecção e Doença
     A infecção pode ser sintomática ou assintomática. O período de incubação costuma ser de quatro a sete dias, embora  possa variar de dois até quinze dias.O espectro clínico das infecções sintomáticas pode variar desde enfermidade febril indiferenciada até síndrome de choque do dengue.

Quando suspeitar de Dengue?
     Deve-se suspeitar de dengue diante de todo paciente com doença febril aguda, com duração de até sete dias, acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas:

-Cefaléia 
- Dor Retroorbitária
-Mialgia
- Artralgia
-Prostração
-Exantema

Associados ou não á presença de hemorragias.

Diante de um Paciente com suspeita de dengue,que exames devemos solicitar?

- Hemograma 
- Sorologia, após o 6° dia de início de sintomas, em todos os casos suspeitos.
- Isolamento viral, que deve ser solicitado de acordo com a orientação da vigilância epidemiológica local, nos primeiros cinco dias de início de sintomas.

Fonte: Biblioteca virtual em Saúde do Ministério da Saúde
www.sude.gov.br/bvs
Secretaria de Vigilância em Saúde
www.saude.gov.br/svs

Postado por : Nayara Bezerra
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário